| café, saúde,café x estômago

Ao longo dos anos, tem havido uma extensa pesquisa sobre os benefícios do café para a saúde. Especialistas médicos e nutricionistas concordam que o alto teor de antioxidantes do café pode prolongar a expectativa de vida e reduzir o risco de certas doenças, além de outros benefícios.

No entanto, também está provado que consumir altos níveis de cafeína pode resultar em efeitos colaterais adversos. Estes podem incluir aumento da frequência cardíaca, inquietação, dores de cabeça e problemas estomacais.

Quais compostos do café podem causar problemas estomacais?

A cafeína é um estimulante natural encontrado no café, chá, cacau e erva-mate, bem como em outros ingredientes de alimentos e bebidas. Ajuda a estimular o cérebro e o sistema nervoso central e também pode ajudar a reduzir a fadiga e o cansaço. Ele faz isso bloqueando os efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor que nos faz sentir cansados.

No entanto, além de seus efeitos positivos, altos níveis de consumo de cafeína também podem ter efeitos adversos na saúde humana.

E os outros compostos?

O baixo pH do café pode ser um problema para quem é suscetível à gastrite. A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago fica inflamado e irritado, o que pode causar indigestão e náusea.

Além disso, outros compostos encontrados no café verde, como o catecol e o pirogalol (que resultam em sabores amargos), também podem aumentar a secreção de ácido gástrico. No entanto, esses dois compostos estão presentes apenas em pequenas quantidades no café verde, seu impacto na saúde do estômago provavelmente é mínimo.

Há também pesquisas conflitantes sobre a relação entre compostos como ácidos clorogênicos e trigonelina e a secreção de ácido gástrico. Enquanto alguns estudos afirmam que esses compostos aumentam a secreção de ácido gástrico, outras pesquisas afirmam que a secreção diminui.

A probabilidade de ter problemas estomacais por beber café é amplamente baseada em diferenças individuais, mas também pode ser genética, embora atualmente não haja evidências suficientes para apoiar essa afirmação.

Portanto, beber cafés de qualidade em quantidades adequadas é o ideal.

 

BLOG

Notícias & Artigos