| BreakCoffee Curiosidades

Crema é uma espuma espessa de cor marrom em cima do seu expresso. É formado pelo processo de infusão altamente pressurizado gerado através de uma máquina de café expresso e adiciona sabor e corpo ao café.

O creme é criado quando a água quente entra em contato com a borra de café. A água emulsifica os óleos presentes no café, que ficam supersaturados com dióxido de carbono, criando uma camada de espuma cremosa de cor “bronzeada” em cima do seu expresso.

O uso de alta pressão para o preparo foi um novo conceito que produziu o “crema”, exclusivo do café expresso. É daí que vem o conceito de que um bom creme é necessário para um ótimo expresso.

O que é o Crema Perfeito?

Esta espuma aveludada adiciona corpo, complexidade e sabor persistente ao seu café expresso.

A maioria dos baristas concorda que o creme perfeito deve representar cerca de 1/10 da dose de café expresso e permanecer em cima do café por cerca de 2 minutos.

O expresso crema atua como a primeira impressão do seu café e, se estiver muito áspero, muito fino ou muito escuro, geralmente indica que o café também não terá o sabor ideal.

Quais são os aspectos que contribuem para a espuma perfeita em cima do seu expresso?

Café fresco

O cronograma ideal de preparo do café é de 7 a 21 dias após a data de torra. Se você tentar fazer um shot com café torrado há mais de 21 dias, será mais difícil de conseguir a crema. Isso ocorre porque os gases responsáveis ​​pela crema deixaram os grãos de café.

Da mesma forma, se o café foi torrado há menos de 7 dias, os gases produzidos pela torra ainda não se assentaram. Aguarde pelo menos 3-5 dias após a torrefação para obter o creme ideal.

Moer

O creme perfeito é impossível de alcançar sem uma moagem corretamente ajustada. Se a moagem for muito fina, o creme resultante será muito escuro e o café ficará com sabor de extração excessiva e amargo.

Se a sua moagem for muito grossa, o shot resultante terá um creme leve e fino, ou inexistente, e terá um sabor muito azedo.

Tamponamento

Os grãos de café precisam ser compactados com a quantidade correta de pressão. Demasiada pressão resultará no prolongamento do processo de fermentação e na crema que é muito escura. Pressão insuficiente produzirá creme insuficiente.

Máquina Quente

O creme decepcionante também pode ser causado pelo fato de sua máquina estar muito fria. Manter sua máquina de café expresso em torno de (90-96 graus C) lhe dará a melhor chance de criar um bom creme.

Cor

A cor do creme é influenciada pela torra e pelo tipo de grão que você está usando. Em geral, se a crema do expresso estiver muito escura, geralmente indica que o tiro está extraído em excesso e terá um sabor amargo. Por outro lado, o creme muito leve indica uma extração malfeita.

Os baristas costumam falar sobre as características desejáveis ​​do creme, que garantem a boa qualidade dos grãos de café e o sabor ideal do expresso.

Quantidade

Como mencionado, o creme deve representar cerca de 1/10 da dose de café expresso. Embora o creme não deva ser muito fino, muito creme também não é o ideal e sinaliza a extração excessiva.

Mas há outros aspectos que influenciam a quantidade de creme que não estão diretamente correlacionados com a qualidade do tiro.

Raspar ou não raspar?

Muitos especialistas em café defendem o foco na preparação de uma ótima dose de café expresso, em vez de colocar muito foco no creme.

Raspar o creme eliminará o amargor e permitirá que você experimente os sabores mais sutis do grão de café. Por outro lado, deixar o creme adicionará mais complexidade a bebida.

Se você optar por raspar, não raspar ou misturar no creme, depende inteiramente de suas preferências. Mas por que não experimentar os dois?

BLOG

Notícias & Artigos