| BreakCoffee Curiosidades

O arábica é predominantemente usado na torrefação de cafés especiais, graças às suas notas de sabor distintas, complexas e delicadas. No entanto, o robusta tem sido usado em blends e café solúvel há décadas; também está gradualmente se tornando cada vez mais popular no mercado de especialidades, com movimentos em direção ao “robusta fino” em países como o Brasil.

Quais são as principais diferenças entre o café arábica e o robusta?

Existem muitas espécies diferentes de café que ocorrem naturalmente na natureza, a maioria das quais é nativa da costa leste da África. No entanto, as duas espécies que compõem quase todo o café cultivado para consumo são o robusta e o arábica.

O arábica é originário das terras altas da Etiópia e das regiões vizinhas do Quênia e do Sudão, onde ainda pode ser encontrado. Reconhecido por suas notas de sabor complexas, alta acidez e aromas distintos, o arábica compõe quase todas as variedades de cafés especiais.

O café arábica tem sabor e qualidade superior em comparação com o sabor áspero e amargo do robusta.

No entanto, o alto nível de cuidado normalmente envolvido no cultivo de arábicas significa que o café produzido é significativamente mais caro. Além disso, enquanto o robusta pode tolerar condições climáticas extremas e surtos de doenças, o arábica é incrivelmente sensível ao ambiente.

O trabalho extra para combater pragas e doenças naturalmente aumenta os custos de produção para os agricultores e se reflete em seu preço global.

Açúcar e teor de lipídios

A principal razão pela qual os sabores do café Arábica e do Robusta serem tão diferentes é devido ao teor de açúcar e lipídios (óleo).

Os grãos arábica têm muito mais açúcar, e é por isso que as infusões resultantes são muito mais doces. Eles também têm muito mais teor de óleo, e é por isso que eles têm tantas notas de sabor ricas. Você pode ter visto isso escrito em seu saco de café.

Se você é fã de números, o Arábica tem quase o dobro de açúcares do Robusta e 60% mais lipídios.

Toda nossa linha de cafés especiais é 100% arábica, rica em doçura e sabores frutados, experimente!

BLOG

Notícias & Artigos