| BreakCoffee Curiosidades
A sustentabilidade não é apenas uma questão importante para o futuro da cafeicultura no Brasil e em outros países produtores de café: ela está transformando a agricultura em todo o mundo.
O conceito de sustentabilidade no café surgiu da necessidade de proteger tanto o meio ambiente quanto o bem-estar das pessoas envolvidas na produção de café. Isso implica adotar práticas economicamente eficientes; respeitando os limites ambientais e, sobretudo, servindo como instrumento de justiça social que promove a inclusão social.
Os consumidores estão mais preocupados do que nunca com a origem de seus alimentos, bem como com a segurança em todo o processo produtivo. Há uma demanda crescente, principalmente nos países desenvolvidos, por produtos saudáveis e socialmente corretos, permitindo a incorporação de novos atributos de qualidade.
São notórios os esforços do setor produtivo para tornar a cafeicultura brasileira uma referência em sustentabilidade com respeito à natureza e às pessoas envolvidas na produção.
A produção de café sustentável é essencial não apenas para fortalecer a competitividade e rentabilidade da cadeia agroindustrial do café brasileiro, mas também para garantir a sobrevivência da cafeicultura no Brasil e no mundo.
MERCADO CAFÉ BUSCA CAFÉ SUSTENTÁVEL
Nos últimos anos, assistimos ao surgimento de novas tendências no consumo de café, como o aumento do consumo de café fora de casa e no local de trabalho; o sucesso das cafeteiras de xícara única; e números crescentes de cafeterias da terceira onda e lojas de cafés especiais.
A crescente variedade de cafés diferenciados nas gôndolas dos supermercados, como gourmet, fresco, orgânico, certificado, artesanal e especial, também testemunha a mudança dos padrões de compra. Os consumidores buscam cada vez mais cafés diferenciados, tanto no mercado interno quanto no externo.
Além das características físicas, como origem, variedade, cor e tamanho, os atributos de qualidade do café sustentável também levam em conta mão de obra, produção, manejo e condições ambientais.
Café de qualidade e sustentabilidade devem caminhar juntos e ser entendidos como oportunidades de negócios que agregam valor ao café sem comprometer o equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social de sua produção.
A PRODUÇÃO DE CAFÉ SUSTENTÁVEL NO BRASIL
O clima, o solo, a temperatura, a umidade e outros fatores favorecem a produção de café no Brasil, considerado o maior produtor mundial de café. Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos na agricultura possibilitaram um aumento significativo na produtividade da cafeicultura brasileira.
Ressalta-se que os desafios de atender aos critérios de sustentabilidade para a certificação são ainda mais árduos para os produtores brasileiros porque as leis trabalhistas e ambientais brasileiras são consideradas uma das mais avançadas e rígidas do mundo.
Assim, os altos níveis de produtividade do Brasil são alcançados dentro de um cenário rígido de proteção social e ambiental, tornando o café brasileiro ainda mais competitivo.
Além das rígidas exigências ambientais e sociais da legislação brasileira, consumidores e agentes do mercado também exercem uma pressão considerável por um café sustentável. Exigem alimentos rastreáveis e produzidos de acordo com boas práticas ambientais, econômicas, sociais e produtivas, tanto dentro como fora das fazendas. O setor cafeeiro brasileiro tem sido um dos principais produtores e exportadores de café há décadas. Hoje, o setor direciona esforços para fortalecer a produção sustentável de cafés de qualidade no Brasil, com vistas ao futuro da cafeicultura e das próximas gerações.