| BreakCoffee Curiosidades

Kopi luwak, ou café de civeta, é um café feito de cerejas de café parcialmente digeridas, comidas e defecadas pela civeta asiática (Paradoxurus hermaphroditus). A fermentação ocorre quando as cerejas passam pelos intestinos de uma civeta e, após serem defecadas com outras matérias fecais, são coletadas.

Para fazer Kopi Luwak, os excrementos de civeta são coletados. Os grãos são então lavados, torrados, moídos e fermentados, muitas vezes em uma prensa francesa.

Há muita controvérsia em torno do café de civeta, principalmente relacionada ao tratamento desumano a que muitos dos animais estão sujeitos; resultado da crescente demanda pelo café kopi luwak e do alto preço associado a ele.

Produção

Kopi luwak é produzido principalmente nas ilhas de Sumatra, Java, Bali e Sulawesi na Indonésia; também é amplamente coletado na floresta ou produzido em plantações nas Filipinas, Tailândia e Vietnã.

Os produtores argumentam que o processo pode melhorar o café por dois mecanismos possíveis: seleção e digestão.

Seleção

A civeta é aparentemente um comedor exigente e só come as melhores e mais maduras cerejas de café.

Digestão

As enzimas do animal em seu sistema digestivo alteram a estrutura das proteínas nos grãos de café. Isso pode remover a acidez, tornando uma xícara de café mais suave e fácil de beber. A digestão também remove a polpa da fruta que fica no grão.

No passado, kopi luwak era uma especialidade da Indonésia. Os produtores cultivavam e colhiam cerejas em estado selvagem, deixando as civetas livres comê-las. Depois de comer as cerejas de café maduras, as civetas defecavam naturalmente e os produtores de café coletavam cocô de civeta para processamento.

Mas tudo isso mudou desde que o especialista em café Tony Wild introduziu o kopi luwak no Ocidente no início dos anos 1990. Agora, há uma enorme demanda pela experiência única que vem com o café de civeta que está disponível em todo o mundo e a produção expandiu muitos outros países asiáticos, incluindo a China.

Passou de uma iguaria local a uma armadilha para turistas.

O aumento da demanda levou a métodos agrícolas intensivos, nos quais as civetas em sistemas de gaiolas em bateria são alimentadas à força com as cerejas de café. Este método de produção levou a preocupações sobre a crueldade com os animais.

De acordo com a PETA , “as civetas são normalmente arrancadas de suas casas e da vida selvagem para serem aprisionadas sozinhas em gaiolas minúsculas e estéreis. Eles são privados de tudo o que é natural e importante para eles, incluindo liberdade, exercício, espaço – até comida de verdade. ”

Qual é o gosto do café Civet?

O sabor do café kopi luwak depende de vários fatores, incluindo o tipo e a origem dos grãos de café, processamento, torrefação, envelhecimento e fermentação.
Se a civeta comer grãos de café arábica, produzirá um café com sabor e aroma semelhantes ao café arábica. Se comer grãos de café robusta, o resultado será semelhante ao café robusta.
Portanto, o café de civeta não é realmente um tipo de café , está mais relacionado ao método de processamento .
No entanto, há uma conclusão geral entre quem sabe alguma coisa sobre café que o café de civeta não tem gosto de nada de especial. Sua popularidade está mais relacionada à novidade e ao “fator bruto”.

Por que é tão caro?

Kopi luwak tornou-se um dos cafés mais raros e caros do mundo devido à sua produção limitada.
Alega-se que é mais nutritivo e com melhor sabor do que outros cafés, o que é um fator que contribui para seu alto preço.
Há também o custo envolvido na obtenção do excremento do animal, desperdício durante o processamento e certificação de qualidade (que às vezes é falsificada).
O preço realmente está relacionado ao fato de que este é um produto inovador e os consumidores estão dispostos a pagar muito caro pela experiência. O volume de produção limitado, os preços altos e o método de produção incomum fazem dele uma curiosidade entre os bebedores de café.

BLOG

Notícias & Artigos