| BreakCoffee Curiosidades
Kona coffee é o nome comercial do café arábica, cultivado nas encostas de Hualalai e Mauna Loa nos distritos norte e sul de Kona na Ilha Grande do Havaí. É um dos cafés mais caros do mundo. Apenas o café dos distritos de Kona pode ser descrito como “Kona”. O clima de manhã ensolarada, nublado ou chuvoso à tarde, pouco vento e noites amenas, combinado com solo vulcânico poroso e rico em minerais, criam condições favoráveis para o cultivo do café.
A história:
O cafeeiro foi trazido para o distrito de Kona em 1828 por Samuel Reverend Ruggles a partir de mudas brasileiras.
Em outras partes das ilhas havaianas, era cultivado em grandes plantações, mas a quebra do mercado mundial de café em 1899 fez com que os proprietários de plantações arrendassem terras a seus trabalhadores.
A tradição de fazendas familiares continuou em Kona. As famílias de origem japonesa foram acompanhadas por filipinos, americanos do continente e europeus.
Crescendo e processando
O café Kona floresce em fevereiro e março e as bagas verdes aparecem em abril. No final de agosto, os frutos vermelhos, chamados de “cereja” por se assemelharem a uma cereja, começam a amadurecer para serem colhidos. Cada árvore, colhida várias vezes entre agosto e janeiro, fornece cerca de 15 quilos de cereja, que resultam em cerca de dois quilos de café torrado.
Dentro de 24 horas após a colheita, a cereja passa por um despolpador. Os grãos são separados da polpa e depois colocados durante a noite em um tanque de fermentação. O tempo de fermentação é de cerca de 12 horas em altitudes baixas ou 24 em altitudes mais elevadas. Os grãos são enxaguados e espalhados para secar em um hoshidana ou escorredor. As hoshidanas tradicionais têm um telhado rolante para cobri-los da chuva. Leva de sete a 14 dias para secar os grãos até um nível ideal de umidade entre 10 e 13%.
Sabor
Ele é um café de sabor equilibrado e adocicado, de corpo médio, aroma intenso que lembra caramelo, com textura achocolatada e suave. E é considerado uma dos café mais caros do mundo, junto com o Kope Luwak.