| BreakCoffee Curiosidades

Se você leu um artigo sobre cafés especiais, provavelmente já encontrou referências à classificação do café e sua pontuação. Este guia irá orientá-lo sobre como o café é classificado, a finalidade da degustação do café, como ela se relaciona com os cafés especiais e a importância dos padrões de classificação para o processo de elaboração de torras premiadas.

Como o café é classificado?

Os grãos de café são classificados para julgar a relação entre grãos com imperfeições e a qualidade da xícara de café resultante. O café é classificado em uma escala de um a cinco com base no número de defeitos completos nos grãos. Os tipos de defeitos primários incluem; grãos azedos que são excessivamente fermentados, vagem, pedras e paus encontrados no lote.

Já os defeitos secundários podem incluir; casca não removida, grãos quebrados ou lascados, danos causados ​​por insetos e moscas.

Grau 1: O café de Grau 1 é o que é considerado Café Especial. Para ser classificado como um café especial de Grau 1, tanto os grãos quanto a xícara resultante devem passar por uma revisão rigorosa. Os grãos de café especial podem ter apenas até 3 defeitos completos e devem ser consistentes em tamanho durante a triagem. Os grãos também devem apresentar singularidade em um ou mais dos seguintes atributos: sabor, acidez, corpo ou aroma.

Grau 2: O café Grau 2 é considerado Premium e ainda usa grãos de café de alta qualidade, com muitos dos requisitos exatos do Grau 1, exceto que são permitidos até 8 defeitos completos.

Grau 3: O Grau 3 é classificado como café com grau de troca e resulta para café com 9-23 defeitos completos.

Grau 4: O grau 4 está abaixo do café de qualidade padrão, que inclui 24-86 defeitos por 300 gramas.

Grau 5: O grau 5 é a qualidade mais baixa e é considerado fora do grau com mais de 86 defeitos.

O que é a degustação de café e por que é importante para o café especial?

A degustação de café é o processo usado pelos produtores de café, compradores e classificadores, para avaliar o aroma e o perfil de sabor do café. Como parte do processo de degustação, os grãos recém-torrados são imersos em água quente, garantindo que todos os grãos estejam totalmente molhados e deixados em infusão por 3-5 minutos. O copo é então agitado e qualquer espuma é removida antes de esfriar. Profissionais de degustação, revisam cada xícara em várias categorias: Fragrância/Aroma, Sabor, Retrogosto, Acidez, Corpo, Equilíbrio, Uniformidade, Copo Limpo, Doçura, Defeitos e Geral.

O que é uma boa pontuação ao tomar café?

As pontuações de degustação são as pontuações atribuídas a uma xícara com base em uma avaliação de degustação da bebida. O café com pontuação igual ou superior a 80 pontos é considerado café especial, e qualquer coisa abaixo de 80 pontos é considerado café não especial. Para os cafés especiais com mais de 80 pontos, existem níveis adicionais que continuam a diferenciar os cafés. O café que recebe uma pontuação de degustação de 90 ou mais é considerado verdadeiramente excepcional.

Não deixe de experimentar nossa linha de cafés especiais, garantimos uma experiência exclusiva Break Coffee.

BLOG

Notícias & Artigos