| BreakCoffee Curiosidades

O invento foi patenteado pelo inventor Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa, Bialetti continua produzindo o mesmo modelo, denominado “Moka Express”

A cafeteira italiana, surgiu como alternativa para o preparo de um café parecido com os da máquinas de expresso, servidos nas charmosas cafeterias italianas.

Essa ideia pratica tornou a moka umas das cafeteiras mais populares do mundo por sua eficiência e preço acessível.

Como Funciona a Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana tem 3 partes principais: o reservatório inferior onde se coloca a água a cria a pressão para extrair o café, o funil para colocar o café moído e o reservatório superior onde o café vai sair.

Ao colocar a cafeteira italiana no fogo, o calor aumenta a temperatura da água, que começa a evaporar, criando vapor quente. Este vapor é que aumenta a pressão na parte de baixo da cafeteira e empurra a água, forçando ela sair pelo funil, passando pelo pó de café.

O café moído não precisa ser pressionado dentro do filtro, mas é fundamental nivelá-lo. Se a superfície do café moído não for lisa, a água que sobe tenderá a passar pela área menos plana, e a consequência disso é que o café não infundirá completamente.

Use sempre a granulação média no preparo, pois o pó muito fino iria entupir o filtro. Não é o que queremos.

Outra característica importante das máquinas de café italianas é que elas não produzem o tradicional creme ou a espuma densa típica das máquinas de café expresso, onde a água passa pelo café moído com muito mais pressão e velocidade.

Por outro lado, ao gerar mais pressão e, portanto, maior temperatura da água, podem extrair mais óleos dos grãos de café do que uma cafeteira por gotejamento. Ou seja, o café preparado com cafeteira italiana sempre terá mais corpo e  do que aquele feito com cafeteira por gotejamento, mas não terá tantas nuances quanto os expressos.

Cafeteira italiana de inox ou alumínio?

A escolha do melhor material, dependerá se seu fogão é convencional ou por indução. No caso do fogão convencional, ambos materiais terão excelente resultado. Já no fogão por indução, somente a cafeteira de inox irá funcionar. A vantagem do inox, é que ele preserva a temperatura do café por mais tempo.

Experimente em sua moka, a linha de cafés Break Coffee.

BLOG

Notícias & Artigos