| BreakCoffee Curiosidades

Enemas existem há milhares de anos. Os antigos egípcios detalhavam o protocolo em antigas folhas de papiro. (Imagine a descrição do seu trabalho como “nery phuyt”… ou pastor de ânus!). Há até menções de enemas nos pergaminhos do Mar Morto como forma de purificar o corpo e a alma.

O uso de café tornou-se uma prática mais amplamente popular a partir da Primeira Guerra Mundial. Eles teriam sido usados ​​para redução da dor durante a guerra, quando os remédios eram escassos. O Manual de Diagnóstico e Terapia da Merck até os considerava como tratamento padrão de saúde até 1972.

Mais recentemente, os defensores da medicina alternativa (de Goop a psicólogos holísticos) estão voltando sua atenção para enemas de café como meio de desintoxicação.

O que é um enema de café?

Sim, é realmente o que parece!

O café flui para o cólon através do reto e é expelido em um movimento intestinal alguns minutos depois. A cafeína e os antioxidantes do café têm um efeito desintoxicante altamente eficaz

Desintoxicação do Fígado

A principal razão pela qual as pessoas usam esse tipo de enema é para desintoxicar o fígado. Ervas como cardo de leite são úteis para limpar as toxinas do fígado. No entanto, essas toxinas liberadas podem ser reabsorvidas no cólon se o micro bioma intestinal for prejudicado de alguma forma.

Quando um enema de café é usado, um caminho especial de veias transporta os resíduos diretamente do cólon para o fígado para serem processados. O fígado é então acionado para liberar a bile para liberar as toxinas e voltar para o cólon. A água do enema amolece as fezes e fornece um caminho para a saída das toxinas. Esse processo diminui a carga tóxica com a qual o fígado lida e o libera para limpar o sangue e eliminar toxinas em outros sistemas do corpo.

Melhorar a função da vesícula biliar

Como mencionado acima, a função hepática está intimamente ligada à vesícula biliar. Quando a bile não está fluindo adequadamente, os ductos biliares podem ficar inflamados e bloqueados, levando a ataques da vesícula biliar e, eventualmente, à remoção do pequeno órgão. As toxinas também circulam pelo corpo à medida que continuam a se acumular na bile, em vez de serem eliminadas. Os enemas de café estimulam o fígado a liberar mais bile. Isso não apenas libera as toxinas do corpo, mas também pode liberar cálculos biliares e evitar que a bile fique estagnada.

Limpeza de parasitas

A maioria de nós tem pequenos parasitas guardados em nossas entranhas e nem percebem isso. Pequenos bolsões no cólon, chamados divertículos, são os esconderijos perfeitos para esses parasitas.

Os enemas de café ajudam a eliminar a matéria fecal e os detritos impactados, erradicando os parasitas de seus esconderijos. O café, não apenas com líquido em geral, pode enfraquecer e prejudicar os parasitas.

Quem não deve usar enemas de café?

Embora os enemas de café sejam suaves e benéficos, existem alguns grupos que os desaconselham. Mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos podem usar outros enemas, como água salgada, mas são desaconselhadas enemas de café. As mães que amamentam devem ter cuidado também. Aqueles com disfunção intestinal grave, como a doença de Crohn, devem tomar precauções especiais com enemas de café. Da mesma forma, aqueles com hipertensão, colite ulcerativa, insuficiência renal/cardíaca/respiratória e aqueles que estão atualmente em quimioterapia devem ter cautela e consultar um profissional de saúde antes de iniciar um regime de enemas de café.

Como sempre, consulte seu médico para determinar se enemas de café devem ser uma opção para você.

BLOG

Notícias & Artigos